5 Tipos de Corpos Femininos: Qual é o Seu? O que usar?

5-Tipos-de-Corpos-Femininos


Você sabia que o corpo feminino pode ser classificado de acordo com o seu formato? Se a sua resposta for não, saiba que boa parte das mulheres também desconhece completamente sobre isso, o que faz com que algumas usem roupas que desvalorizam completamente o seu corpo.

Na verdade, o formato do corpo feminino não está dividido somente em 5 tipos, pois alguns desses tipos estão subdivididos de acordo com o peso corporal, mas para fins didáticos e para evitar que algumas mulheres possam ficar ainda mais confusas, vamos tratar aqui dos 5 tipos principais: ampulheta, oval, pera ou triângulo, triângulo invertido e retângulo.

Saber identificar o seu tipo de corpo é importante tanto para aprender a compor looks que vão valorizar as suas formas como evitar compras desnecessárias de modelos de roupas que jamais usará.

A primeira coisa a fazer é saber identificar o seu tipo de corpo

Para isso, escolha um espelho da sua casa que possa visualizar o seu corpo inteiro. Fique de frente para o espelho usando de preferência calcinha e sutiã na cor bege, mas se você não tiver use maiô, collant ou qualquer outro conjunto que tenha as duas peças da mesma cor.

Não encolha a barriga e nem prenda a respiração, fique com o abdômen relaxado sem estufar a barriga propositalmente e com a postura ereta para não alterar a forma do corpo.

Agora, cuidadosamente trace uma linha imaginária em todo o tronco do seu corpo para aproximar de uma das formas dos desenhos abaixo, se tiver alguma dúvida, poderá usar uma fita métrica para medir e aproximar os valores de uma dessas formas.

Conheça os 5 tipos de corpos femininos

1 – Corpo Ampulheta

Tipo de Corpo Feminino - Ampulheta


Esse é o mais desejado tipo de corpo, pois é o famoso “corpão violão” com a cintura fina e com busto e quadril mais volumosos, ou seja, o busto e o quadril possuem as mesmas medidas com a cintura bem marcada.

Ampulheta é um tipo de corpo conhecido como proporcional e por causa disso, se tornou o mais cobiçado entre as mulheres ao longo dos anos, que tentavam a todo custo fazer a cintura fina usando corpetes excessivamente apertados para darem uma impressão de um corpo perfeito “violão”.

Esse tipo de corpo violão também é o preferido entre os homens, mas não faça nenhuma loucura se esse não for o tipo do seu corpo, pois há outras formas de chamar a atenção do seu amado e sem prejudicar a sua saúde!

Corpo Ampulheta – O que usar ou não usar

Um ponto que deve ser destacado nos looks do tipo ampulheta é a cintura, ou seja, o uso de vestidos, calças ou saias que tenham a cintura marcada é permitido só não exagere , a cintura também pode ser evidenciada com cintos, faixas ou outros acessórios que valorizem essa incrível silhueta feminina.

Tenha cuidado com os vestidos cinturados justos em tecidos como a malha ou outros tecidos com elastano, por exemplo, principalmente se estiver um pouco acima do peso porque isso poderia evidenciar as gordurinhas localizadas.

Vestido e blusas com a gola V também são bem-vindos nos looks para mulheres com o tipo de corpo ampulheta, porém se os seios forem muito fartos evite decotes profundos demais e colares chamativos.  o mesmo vale para o quadril, se for volumoso evite shorts curtos demais, mini saias “muito minis”, babados na altura do quadril ou pregas que ressaltem demais essa área.

Evite também usar camisas ou vestidos soltos demais para não trazer ao seu corpo cheio de curvas um aspecto retangular, é hora de valorizar o seu principal trunfo, mas sempre apelando para o bom censo.

Celebridades – Corpo Ampulheta: Beyonce, Scarlett Johanson, Jennifer Lopez, Nicki Minaj, Sofía Vergara e Kim Kardashian, entre outras.

2 – Corpo Oval

Tipo de Corpo Feminino - Oval


A mulher com o corpo do tipo oval costuma ser um pouco mais cheinha com menos cintura e com o abdômen um pouco mais arredondado, mas não se desespere e nem faça nenhuma dessas dietas loucas que andam por aí porque há uma solução através de alguns truques ópticos que a moda poderá facilmente proporcionar.

Corpo Oval – O que usar ou não usar

Uma mulher que tem o tipo de corpo oval com um pescoço curto deve evitar veementemente golas altas, cachecóis, lenços ou outros acessórios que possam causar uma impressão de “achatamento” do tronco.

A dica aqui é “aumentar” o pescoço através de blusas ou vestidos com gola V ou U, pois isso vai alongar a silhueta e trazer mais harmonia ao olhar. Evite brincos longos e prefira colares mais longos com um só pingente para ajudar a alongar ainda mais.

Evite também as camisas largas demais que, geralmente, as mulheres com esse tipo de corpo costumam usar para “esconder” as formas, pois isso piora ainda mais.

Prefira as camisas em tecido acinturadas para “criar” uma cintura, o mesmo vale para blazer ou outro tipo de casaco, os vestidos larguinhos com cintura marcada também é permitido, o que não “pode” são os vestidos justos colados no corpo, mesmo os escuros, porque isso vai evidenciar ainda mais o abdômen.

Agora, nem pense em sair por aí somente com roupas largas, escuras e sem graça porque há um mundo de cores e modelos para compor os seus looks.

Celebridades – Corpo Oval: Fabiana Karla, Queen Latifah e a Cantora Adelle, entre outras.

3 – Corpo Pera ou Triângulo

Tipo de Corpo Feminino Pera ou Triângulo


O corpo do tipo pera ou triângulo é facilmente identificado porque o quadril é bem mais largo que o busto e os ombros também são geralmente mais estreitos. As coxas também podem ser volumosas, o que contribui ainda mais para um corpo bem desejado entre as mulheres, principalmente as brasileiras que gostam bastante de malhar glúteos e quadril.

Corpo Pera ou triângulo – O que usar ou não usar

Entenda que alguns desses conselhos podem não servir para as mulheres que desejam valorizar o quadril, pois algumas das dicas aqui descritas servirão para aquelas que se sentem incomodadas com um quadril mais largo.

Então, se disfarçar o quadril é o seu objetivo, você vai precisar colocar o foco do olhar na parte superior, esse efeito pode ser obtido com o uso de cores mais claras na parte superior e cores mais escuras na parte inferior.

Outro ponto que pode ser evidenciado é o pescoço, onde lenços podem ser usados sem medo para trazer o foco para a parte de cima do seu corpo. Você também pode usar blusas com efeitos nos ombros ou em toda a manga, isso dará uma impressão que os ombros são do mesmo tamanho que o quadril.

As saias não devem ser curtas, principalmente se você quiser disfarçar o quadril, prefira as saias com o comprimento no joelho e evite modelos de saia godê, com pregas ou babados, pois isso aumentaria ainda mais o quadril.

As calças também seguem a mesma regra, evite as peças claras, com pregas ou bolsos volumosos na frente ou lateral, prefira as calças com o corte reto e evite as calças do tipo skinny, lembre-se que a sua meta é tirar o foco do quadril.

Para não errar pense no momento de vestir ou comprar uma nova roupa: “Essa peça vai aumentar ou diminuir o meu ombro?”, “Vai aumentar ou diminuir o meu quadril?”. Se tiver dúvida ainda, tire uma foto e analise pela foto o que está sendo mais evidenciado: o quadril ou os ombros? Essa é uma dica simples que acaba valendo também para todos os tipos de corpos.

Celebridades – Corpo Pera ou Triângulo: Paolla Oliveira e Camila Pitanga, entre outras.

4 – Corpo Triângulo Invertido

Tipo de Corpo Feminino Triângulo Invertido


Esse é o tipo de corpo oposto ao pera ou triângulo, pois o tamanho do busto e/ou ombros são maiores que o quadril. Algumas atletas, principalmente as nadadoras e as ginastas podem possuir esse tipo de corpo, pois devido aos exercícios praticados nesses esportes, elas acabam desenvolvendo mais a parte superior do tronco. Porém, isso não é uma regra, também há exceções!

Corpo Triângulo Invertido – O que usar ou não usar

Os conselhos aqui são totalmente opostos ao tipo de corpo pera ou triângulo, pois no corpo triângulo invertido é preciso tirar o foco da parte superior e evidenciar a parte inferior. Nesse caso, você pode usar calças mais claras, com bolsos ou outros volumes para causar uma impressão de quadril maior.

As blusas já devem ser mais sequinhas com modelos que não ressaltem os ombros ou o busto, as cores podem ser mais escuras, mas evite qualquer modelo de blusa ou camisa que tenha detalhes nas mangas para não tornar os ombros ainda maiores.

Lembre-se sempre da dica: se tiver alguma dúvida, fotografe o look escolhido! Enquanto o espelho costuma nos “enganar”, a foto nos faz perceber muito melhor onde estamos errando, faça o teste e comprove.

Celebridades – Corpo Triângulo Invertido: Priscila Fantin, Leandra Leal, as nadadoras Fabiola Molina e Tatiana Lemos e a ex-jogadora de basquete Hortência, entre outras.

5 – Corpo Retângulo

Tipo de Corpo Feminino Retângulo


O retângulo é o tipo de corpo feminino formado pelas medidas praticamente iguais de busto e quadril, mas não possui a cintura marcada, ocasionando uma aparência de cintura “reta”.

A medida da cintura pode se igualar ou ultrapassar as medidas do busto e do quadril, principalmente se a mulher estiver acima do peso ou com excesso de gordura abdominal.

Isso também não é motivo de preocupação no momento de escolher um look, pois com alguns truques básicos, é possível criar uma falsa cintura produzindo um efeito de curvas ao corpo.

Corpo Retângulo – O que usar ou não usar

No momento de comprar uma nova peça para o seu guarda-roupa, lembre-se de que você precisa “criar” uma cintura, então dê preferência aos modelos de saias ou vestidos nos modelos evasê ou godê.

Os decotes em V também vão tirar o foco de sua cintura e vão valorizar o seu colo, aqui também é possível usar colares e brincos maiores. Se quiser usar um vestido tipo tubinho, não se esqueça de compor o look com um blazer ou casaqueto acinturado com o corte abrindo abaixo da linha da cintura, pois isso vai trazer a impressão de curvas.

Como geralmente as mulheres com esse tipo de corpo são altas, é possível também usar calças pantalonas ou calças com volumes na altura do quadril. Surgiu dúvida? Basta fotografar o look para ver se está favorecendo o corpo “criando” uma falsa cintura ou se está evidenciando ainda mais a ausência dela.

Celebridades – Corpo Retângulo: Gisele Bündchen, Nicole Kidman, entre outras.

Lembre-se sempre que a moda foi criada para nos ajudar e não para nos atrapalhar ou nos causar desconforto, então, não compre roupas somente porque “está na moda”, mas tente trazer a moda para o seu gosto pessoal, para o seu tipo de corpo e também para o seu estilo.

Assim, você evitará comprar roupas que vão ficar esquecidas em seu closet e ainda economizará o seu dinheiro com aquisições de peças que jamais usará. Quem nunca comprou alguma roupa que ficou com etiqueta por anos em seu armário que atire a primeira pedra!

E você tem alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário abaixo e ajude as outras leitoras! Sugestões ou críticas também são bem-vindas aqui. Um super abraço e até o próximo post!?

Postar um comentário

0 Comentários