Vitanol-A: Relato de Alguém que Usou

(Atualizado em: 10/12/2018)

Publicidade
Vitanol-A_Relato-de-Alguém-que-Usou

Apesar de já ter lido muitos depoimentos na internet de pessoas que usaram o Vitanol-A, resolvi também falar um pouco sobre o meu relato após o uso desse medicamento que, atualmente, se tornou muito famoso na rede.

Através desse artigo, vou tentar expressar cada momento que passei ao usar o Vitanol A relatando, principalmente, alguns pontos que não encontrei em nenhum lugar mas que experimentei durante a utilização desse medicamento.

Em primeiro lugar, já quero mencionar que o Vitanol A é um medicamento, deve ser receitado por um médico dermatologista e esse artigo não é uma apologia de forma alguma ao uso de fármacos sem receita, funcionando apenas para as pessoas que querem ler alguns depoimentos ou relatos sobre o uso antes de consultarem o médico ou após sentirem algum efeito colateral.

Essa semana estou completando 45 dias de uso do Vitanol-A, que foi receitado por uma dermatologista, mas mesmo tendo a receita no momento da compra, a mesma não foi pedida porque eu já sabia exatamente a descrição do medicamento, que no meu caso é o Vitanol – A tretinoína 0,25 mg/g creme com 30g.

Porém, na caixa do medicamento tem uma tarja vermelha com o aviso: “Venda sob prescrição médica”, ou seja, precisa da apresentação de receita, mas isso vai depender da farmácia.

Composição do Vitanol-A creme:

  •  Vitanol-A creme 0,025% – cada grama do produto contém 0,25 mg de tretinoína (dosagem mais    fraca).
  •  Vitanol-A creme 0,05% – cada grama do produto contém 0,50 mg de tretinoína.
  • Vitanol-A creme 0,1% – cada grama contém 1,00 mg de tretinoína (dosagem mais forte).

No meu caso, a dermatologista indicou o uso de Vitanol-A tretinoína 0,25 mg/g em creme porque minha pele é normal ficando mais seca em apenas alguns períodos, principalmente durante o inverno, mas para peles oleosas geralmente a indicação é do Vitanol-A em gel.

Porém, o dermatologista vai examinar a pele cuidadosamente para verificar e indicar corretamente qual o tipo de Vitanol-A (creme ou gel e dosagens) seria mais indicado para o seu tipo de pele.

Lembrando, que Vitanol-A é uma marca, mas já li alguns relatos que médicos também podem indicar uma fórmula específica com a inclusão de algumas outras substâncias juntamente com a tretinoína para que o paciente faça em farmácias de manipulação, por isso é importante ir ao dermatologista para obter a indicação correta.

Uma dúvida muito recorrente entre as pessoas que gostariam de usar o Vitanol-A é de como usar ou o modo de usar esse medicamento, mas nem a bula vem com essa informação completa, a mesma vem com a seguinte frase:

“Sempre use o Vitanol-A creme exatamente conforme foi instruído pelo médico. Verifique com o médico ou o farmacêutico se você tiver dúvida.”

Na bula do Vitanol-A diz assim:

“Lave e seque cuidadosamente as áreas afetadas, à noite, de preferência antes de dormir; aplique uma fina camada de Vitanol-A creme, massageando levemente em círculos. Pela manhã, ao acordar, lave suavemente as áreas nas quais se aplicou o produto e seque com toalha limpa, sem esfregar.

No tratamento da acne, pode-se observar a ação terapêutica do produto após a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semanas.

No tratamento do fotoenvelhecimento, o resultado é evidenciado após 24 semanas de uso. Em ambos os casos, após a obtenção de resultados satisfatórios, continue o tratamento com aplicações menos frequentes.

A periodicidade das aplicações pode variar de paciente para paciente, dependendo da tolerância de cada tipo de pele, e deve ser determinada pelo médico.”

Por esse trecho da bula, podemos perceber que a ação do medicamento não é tão imediata como gostaríamos que fosse, principalmente as mulheres, porque geralmente somos muito imediatistas e estou me incluindo nessa afirmação, é claro!

Porém, quando o estado da pele é muito grave tanto em marcas de sol como em marcas de espinhas, os dermatologistas podem indicar o peeling químico que é muito mais forte e feito no próprio consultório.

O tratamento com o Dermaroller também pode ser indicado em alguns casos, pois funciona muito bem em casos de marcas de espinhas ou acne, mas é um tratamento bem mais agressivo porque fura a pele com microagulhas, que também só pode ser feito em consultório por um médico capacitado.

Alguns modelos de Dermaroller podem até ser usados em casa, mas precisam estar devidamente registrados na Anvisa, tome muito cuidado para não comprar produtos falsificados que podem até agravar o estado da pele.

Começando o meu relatório de uso do Vitanol-A, gostaria de falar que o principal motivo que me levou a buscar por esse medicamento foram as manchas de sol no rosto causadas pela exposição excessiva em horários errados, olheiras pioradas devido ao aumento de pigmentação abaixo dos olhos também causadas pelo excesso de sol, algumas manchas de espinhas que foram pioradas por pegar sol para agilizar a cicatrização das mesmas (sim, eu fazia isso!), que também é errado e alguns poros abertos.

Durante um tempo da minha vida, eu ficava horas no sol e nem me preocupava com protetor solar porque achava erroneamente que não ficaria tão bronzeada.

Depois que comecei a usar o protetor já era tarde, já estava com muitas manchas, além das sardas que eu já tinha devido a pele branca e carga genética herdada pela descendência do povo suíço-alemão, que toda a família do meu pai tem.

No meu caso, a indicação seria de fazer um peeling químico em consultório no rosto, colo e braços, mas tive medo e preferi testar o Vitanol-A primeiro em casa para depois voltar ao consultório para fazer um peeling mais forte.

A minha pele tem uma certa tendência à irritações e alergias, por isso resolvi ir bem devagar para que não ocorresse alguma reação que me impedisse de continuar usando o medicamento, por isso a receita para mim foi do Vitanol-A tretinoína 0,025 mg/g.

O uso foi indicado em dias alternados até que a pele estivesse mais acostumada para usar todos os dias, mas na primeira semana não vi nenhuma mudança, pensei que não ia funcionar por causa da dosagem ser a mais fraca de todas.

Porém, na próxima segunda-feira após o início fiquei com algumas áreas bem vermelhas nas bochechas e também nas olheiras, tendo acordado com o rosto um pouco inchado.

Fiquei também com uma sensação de pele repuxando e na região das olheiras a pele ficou enrugada parecendo que tinha sido queimada e que ia descascar, porém não descamou de imediato, a pele foi saindo aos poucos principalmente durante o banho.

O resultado logo de início não foi muito bonito e a vontade de desistir foi bem grande, mas ao ligar para a dermatologista e relatar os acontecimentos, ela me indicou parar por uns dias e usar um creme hidratante de alta potência para ver se a pele voltaria ao normal.

Eu usei o Nívea e uma pomada de assadura de bebê com Vitamina E e Zinco que vi em alguns comentários de blogs algumas pessoas indicando. Usava o creme Nívea e o filtro solar de dia, à noite usava a pomada de assadura e com três dias mais ou menos a pele já estava bem melhor. Esperei mais uns dois dias e voltei a usar o Vitanol-A normalmente como receitado.

Agora, após 45 dias, continuo usando e de vez em quando os sintomas acima voltam e repito todo o processo de cura da pele novamente. Uma coisa que tem me incomodado é que as manchas não descamam tão rapidamente e acabam ficando mais escuras com uma aparência de pele morta. Penso que isso não seja normal de acontecer no tratamento.

Por isso, estou pensando seriamente em recorrer ao peeling químico feito diretamente no consultório, pois a pele é agredida de uma só vez e logo descama como já vi em algumas pessoas que fizeram.

Mas mesmo assim quando acabar esse primeiro Vitanol-A, vou retornar ao consultório para ver se seria mais recomendável usar a opção mais forte do medicamento ou fazer realmente um peeling químico no consultório.

Não sei se essas informações puderam contribuir para a sua decisão de usar ou não o Vitanol-A, mas por enquanto em mim os efeitos ainda não foram tão consideráveis assim a ponto de fazer imagens de antes e depois do uso.

Mas como não sou de desistir muito fácil das coisas, vou tentar levar esse tratamento até que eu possa obter resultados significativos e com certeza postarei aqui todas as atualizações em relação ao uso do Vitanol-A daqui para frente.

Vou postar atualizações mesmo em caso de optar por outro tipo de tratamento, tudo vai depender da conversa com a dermatologista.


ATUALIZAÇÃO DESSA POSTAGEM NO LINK ABAIXO:

E você? Tem algum depoimento em relação ao Vitanol-A? Já usou? Teve algum efeito colateral? Continua usando? Conte mais sobre a sua experiência abaixo nos comentários e ajude outros leitores! O seu comentário é muito importante!  Um suuuuper abraço e até o próximo post! 💋

18 respostas para “Vitanol-A: Relato de Alguém que Usou”

  1. Adorei as dicas, mas estou com uma dúvida. Uso o vitanol há mais ou menos seis meses, e agora que está esse tempo de mudança climática na minha cidade (calor, frio, calor frio…), minha pele tá descascando muito, igual quando a gente começa a usar. Vou tentar o creme nívea que vc disse, vc passa ele de manhã depois de tirar o vitanol do rosto? Aí, quando vc passa vc, deixa ou tira depois de um certo tempo? Aí só depois aplica o protetor? Obrigada desde já

    1. Oi Julia! Como vai? Seja muito bem-vinda ao blog! Se vc não precisar sair de casa, poderá passar uma camada fina e bem espalhada do Creme Nívea. Mas se precisar sair durante o dia, é melhor usar somente o protetor para que a pele não fique tão oleosa. Outra coisa: se sua pele está bem irritada por causa do tempo, é melhor parar com o Vitanol alguns dias para que a pele possa se recuperar melhor.

      Durante a noite, você pode passar o Nívea e também o Bepantol, que vai ajudar a recuperar ainda mais rápido. Agora, esse mês de março, comecei a passar óleo de coco extra virgem antes de dormir com uma boa massagem (vou contar com detalhes mais tarde aqui no blog) e fiquei simplesmente maravilhada!

      Eu nunca tinha sentido uma hidratação tão rápida na minha pele como estou vendo com óleo de coco! Já estou passando também nos joelhos, cotovelos e pés também antes de dormir. Se vc quiser experimentar o óleo de coco, passe somente durante a noite ou se vc ficar em casa porque a pele fica um pouco mais oleosa.

      Outra coisa: tente usar uma máscara hidratante facial, aquelas que os dermatologistas indicam, sabe qual? Tem várias marcas no mercado, mas o dermatologista também pode mandar fazer manipulada. Eles mandam fazer de acordo com a pele de cada pessoa e isso evita espinhas, por exemplo.

      Hoje em dia, ainda não voltei a usar o Vitanol, optei pelo Dermaroller com vitamina C, que tem dado resultados excelentes. Estou esperando somente para tirar as fotos do antes e depois para postar aqui no blog também. (Em breve!)

      Respondendo sobre a ordem dos cremes: na época eu passei o Nívea antes do protetor porque a minha pele estava ardendo demais até com o protetor, mas fiz isso somente durante os 3 dias de recuperação da pele.

      Acho que respondi tudo! Depois se puder voltar aqui para contar como foi a recuperação da sua pele será ótimo, ok? Isso vai ajudar outras leitoras que estejam passando pelo mesmo problema! Um super abraço!

  2. Estou usando a dose mais alta (0,1mg/g) a mais ou menos 10 dias e minha pele praticamente não teve alteração. Não ficou vermelha e não descamou até agora. Apenas sinto que ela está um pouco mais seca que de costume. Uso noite-sim, noite-não e nas noite que não uso o creme passo dexpantenol (Bepantriz) e todos os dias uso protetor solar fps 70 (normalmente usava 30) e sempre lavo a pele com sabonete neutro. Tenho que usá-lo por 2 meses mais ou menos, espero que até lá tenha algum efeito.

    1. Oi Lavinia! Seja muito bem-vinda ao blog! Pode ficar tranquila que demora um pouco mesmo para descamar, tudo depende da pele de cada pessoa. Algumas dizem que descama logo no primeiro dia com a dose mais forte, mas outras relatam que pode demorar até mais de uma semana para começar a descamar.

      Tenha paciência que vai dar tudo certo, se você não for alérgica como eu! rsrsrs

      Abração! E seja sempre bem-vinda aqui para compartilhar as suas experiências, ok?

    1. Oi Ana! Como vai? Seja bem-vinda ao blog!

      O uso do Vitanol-A deve ser indicado por um dermatologista, ok? Cuidado para não ter os efeitos colaterais que eu tive ao usar esse produto.

      Deve respeitar o limite de distância dos olhos de aproximadamente dois dedos. Porém, foi exatamente nessa região que sofri as reações adversas. Veja no outro post que fiz:

      https://www.clauknupp.com.br/2016/08/vitanol-um-alerta-continuidade-e-fotos.html

      Abração!

      1. ah sim… ok! Eu estava pensando em usar sem orientação, mas estava com receio… nao tenho manchas sabe? seria mais pra dar uma renovada no viço da pele mesmo. Obrigada pela atenção.

        1. Algumas pessoas apresentam ótimo resultado na renovação da pele com o Vitanol. Eu só tive problema na região da olheira mesmo, no restante do rosto até clareou um pouco as minhas manchas de sol. Seja sempre bem-vinda ao blog, ok? Abração

    1. Oi, Kary! Como vai? Agradeço por sua visita e por deixar seu comentário! Seja sempre bem-vinda!

      Infelizmente, não posso te ajudar com essa informação porque não sou dermatologista e de forma alguma posso indicar qualquer tipo de medicamento aqui no blog. O que faço aqui são apenas resenhas ou relatos de uso.

      Você deve procurar um dermatologista, pois no seu caso, usar qualquer medicamento sem avaliação médica pode causar sérios transtornos para a sua pele. Vitanol-A é um ácido e o seu uso de forma alguma pode ser negligenciado.

      Eu mesma não tive sucesso ao usar o Vitanol e mesmo com indicação médica! Ocorreu um grave efeito colateral que você pode ver melhor no outro post que fiz no link abaixo:

      https://www.clauknupp.com.br/2016/08/vitanol-um-alerta-continuidade-e-fotos.html

      Nesse post, você poderá ver as reações que tive ao usar o Vitanol-A e mesmo com receita dada pela dermatologista!

      Atualmente, faço tratamento com outro médico que me indicou o Suavicid, que também é medicamento e contém ácido e hidroquinona, perigosos quando não usados corretamente. O post sobre o Suavicid, você pode ver no link abaixo:

      https://www.clauknupp.com.br/2017/08/suavicid-resenha-e-resultados.html

      Tenha muito cuidado com esses medicamentos, ok?! Faça uma consulta com um dermatologista antes de usar qualquer coisa em sua pele, ok? Só eu sei o quanto sofri com as reações causadas pelo Vitanol! Abração!

  3. estava usando o vitano A, A duas semanas parei de usar ja tem 4 dias e o meus queixo e rosto estão muito vermelho, ardendo e coçando muito, estou com medo que essa fique assim com essa mancha vermelha.

    1. Oi, Sonia! Como vai? Obrigada pela visita e por deixar seu comentário aqui no blog! Seja sempre muito bem-vinda aqui!

      Olha… é melhor vc interromper o uso e ligar para o consultório do seu dermatologista para que vc não fique com a sequela que eu fiquei, ok?

      Geralmente, após a consulta os médicos dão aquele prazo para revisão e eles não cobram quando precisamos voltar ao consultório por algum motivo. Pelo menos ligue e explique o que aconteceu.

      Quando tive problema com o Vitanol, acabei ligando para o consultório mas não disse a gravidade do caso pq tive medo da médica suspender o tratamento e esse foi o meu maior erro.

      Se quiser, dê uma olhadinha no post abaixo para ver como ficou a minha pele por causa de uma possível alergia ao Vitanol, o link é esse aqui:

      https://www.clauknupp.com.br/2016/08/vitanol-um-alerta-continuidade-e-fotos.html

      Mas graças a Deus, agora já está quase totalmente recuperada, mas na época fiquei bem triste. Veja tb como consegui me livrar do problema:

      https://www.clauknupp.com.br/2018/04/suavicid-antes-e-depois.html

      Se cuida, ok?! Todo cuidado ainda é pouco! Abração!

  4. Bom dia! Faz 2 semanas que estou usando o vitanol A de 1 mg/g e tenho sensações de repuxar na área do buço , onde tenho manchas de melasmas que parecem bigodinho rsrs e tenho na testa e nas região da bochechas. Tou notando que em alguma parte ta até descamando mais as manchas da testa e das bochecha estão escurecendo mais do que estavam. Eu faço o uso de creme hidratante Nívea e protetor. Gostaria de saber se é normal acontecer o escurecimemto , lembrando que comprei por conta própria .

    1. Oi, Edivane! Como vai? Tudo bem?

      Olha… o melasma é bem mais complexo do que imaginamos, infelizmente! Tem uma série de fatores que podem agravar, incluindo o uso do Vitanol A sem acompanhamento médico, é mt perigoso!

      Vou deixar alguns links dos outros posts que fiz sobre o assunto “pele” para que vc entenda o que aconteceu com a minha pele usando Vitanol e como recuperei a pele quase por completo com o tratamento indicado pelo último dermato que fui, segue os links:

      https://www.clauknupp.com.br/2016/08/vitanol-um-alerta-continuidade-e-fotos.html

      https://www.clauknupp.com.br/2017/08/suavicid-resenha-e-resultados.html

      https://www.clauknupp.com.br/2018/04/suavicid-antes-e-depois.html

      https://www.clauknupp.com.br/2018/05/cicaplast-resenha.html

      Outra coisa: segundo o que explicou o meu atual médico, o Vitanol A é um tratamento para renovação celular e não é específico para melasma. Tenha muito cuidado com o Vitanol para não ficar com a sequela que fiquei na pele. Não deixe de ver os links acima para entender melhor tudo o que aconteceu com a minha pele pele, ok? Beijinhos 💋💋💋

    1. Oi, Viviane! Tudo bem? Seja bem-vinda!

      Olha… o ideal é usar somente a dosagem exata receitada pelo seu dermato.

      No caso o que vc usa é Vitanol de 0,1% e vc só tem encontrado de 0,05%, não é isso?

  5. Oi Claudia. Comecei usar o vitanol em janeiro. Usei por 15 dias. Um belo dia acordei cheia de rugas ao redor dos olhos. Foi um susto tão grande. Um baque. Eu nem tenho 30 ainda e agora cheia de linhas. Seu artigo foi o único que encontrei de alguém que teve o mesmo efeito que eu. Estou arrasada. Usando bepantol e óleo de rosa mosqueta na região Mas sem nenhum resultado positivo até agora… desespero, resume.

    1. Oi, Zelia! Tudo bem com vc? Seja bem-vinda!

      Eu sei bem o que vc está passando! Foi um horror pra mim tb!

      Felizmente, encontrei um médico que me ajudou bastante a resolver o problema.

      Vou deixar os links dos posts para vc ver como recuperei minha pele! Mas não se esqueça de levar o caso para um dermatologista, tá?! Isso é muito importante!

      Veja nos links abaixo:

      1- “Suavicid Antes e Depois (com fotos)”

      https://www.clauknupp.com.br/2018/04/suavicid-antes-e-depois.html

      2- “Suavicid Resenha e Resultados”

      https://www.clauknupp.com.br/2017/08/suavicid-resenha-e-resultados.html

      Desejo sua melhora! Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *